terça-feira, 24 de novembro de 2009

2ª Memória Descritiva 1º Trabalho

Nuno Jorge Correia Matos Melo Simas
Rafael Costa Medeiros
12ºJ

Disciplina: Oficina de Multimédia

Professora: Nina Medeiros

Área de Trabalho: Fotografia (Performance)

Nome do Projecto: “I Hate América And América Hates Me”

Referencias: Joseph Beuys/Wurm

Conceito do Projecto: Hegemonia e declínio do poder americano

Esta sequência narrativa composta por 14 fotografias tem como objectivo criticar o pensamento e a sociedade americana.
Durante imenso tempo, o mundo viveu constantemente sob a influência do poder americano, tendo como consequência uma “asfixia” mundial.
O poder americano influenciou de certo modo o mundo em diversas vertedes sendo a principal a económica. Este país afirmou-se perante todos dominando o poder dos outros. No início, a América era a terra dos sonhos, das oportunidades, uma terra de riqueza, onde todos se aventuravam nos seus caminhos e muitos deles chegavam ao fim ilesos.
Hoje em dia, o processo “inverteu-se”. Até há pouco tempo o seu poder conheceu o seu declínio.
A nível social, este pais conheceu novos bandos de pessoas com o objectivo de tornar tudo aquilo o que rodeia numa completa anarquia.
Economicamente, este país vê-se, acompanhado por outros, afogado, tendo consequências irreversíveis em todos os aspectos.
Alem disso, este país, aquando do seu domínio, era o centro do mundo pelos piores motivos aumentando a sua supremacia em relação aos outros e sendo o primeiro em muitas guerras como a Guerra do Vietname, do Iraque…

Referencias:

As principais referências para a realização desta narrativa foram: Joseph Beuys e Wurm.
Tomou-se Joseph Beuys como referência para a realização da performance, tendo-nos focado no seu trabalho: “I Like América And América Likes Me”. Para além disso, demos titulo ao nosso projecto tendo uma certa relação com o conceito do projecto, por isso, foi da nossa parte relacionar o titulo do trabalho do referenciado com o nosso conceito.
Em relação à segunda, Wurm, foi com o objectivo de utilizar objectos do dia-a-dia para completar o cenário da performance, tendo uma forte simbologia em relação ao conceito.


Realização da Performance:

Efeito Luminoso: Utilização de um foco vermelho sendo as imagens captadas sem utilização de flash (maquina digital compacta)

Acção do performer: O performer (corpo masculino em movimento) tem como principal representar a América, e com os seus movimentos transmitir tudo aquilo que os cidadãos americanos sentem (desprezo, angustia, medo, raiva…) o performer tenta representar tal coisa, destruindo a sua própria bandeira (tecido tingido) manchada de vermelho, e também tenta transmiti rum desgosto daquilo que vê a acontecer em todo o mundo. Ao longo da performance, o performer corta/destrói o pano em faixas.

Elementos Cénicos:

Tecido Tingido
Cadeira
Garrafas de vidro
Tubo metálico


Processo de construção:

Para uma performance ser considerada performance, o elemento principal (performer) age de um modo improvisado, sendo esta a característica principal da performance, e por isso, o performer movimenta-se de uma forma intuitiva.
No cenário, houve a necessidade de realizar experiências a nível de enquadramento. A performance foi realizada num quarto e os elementos cénicos eram um pouco demais para se enquadrar na fotografia e para isso foram experimentadas vários enquadramentos até obter o mais correcto, colocando o performer no centro.
Também houve a obrigação de realizar experiências a nível lumínico, sugerindo assim várias hipóteses. A escolhida foi a utilização de um foco lumínico vermelho (obter uma ligação entre a imagem e o conceito a transmitir)

quinta-feira, 19 de novembro de 2009